
Na última quinta-feira (02) no anfiteatro das Faculdades AEMS, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima ministrou uma palestra para os acadêmicos do curso de fisioterapia, que também fez parte da Semana de Promoção a Vida Saudável, promovida pelo Sesi.
Em entrevista ao 4º ano de jornalismo, Vanderlei contou um pouco sobre sua vida e trajetória no esporte, além de algumas curiosidades. Nascido em Cruzeiro do Oeste - PR, viveu sua infância trabalhando com os pais no lido do campo. " Na verdade a gente sempre viveu no campo trabalhando na lavoura como bóia fria e não tinha perspectiva de vida melhor."
No final do ano de 1984 para 85, iniciou as atividades esportivas na cidade de Itapira à convite de um professor de educação física, que o convidou a participar dos jogos escolares que eram realizados na escola onde estudava. "O primeiro convite partiu de um professor de educação física, a partir daí eu começei a gostar da corrida porque dependia exclusivamente de mim, da minha vontade e do meu interesse, com isso eu pude sonhar e acabei indo além do que eu imaginava".
Paixão por futebol
Mas o atleta dá lugar ao homem e revela algumas curiosidades. Cordeiro diz que seu sonho era, como o de quase todos os brasileiros, se tornar jogador de futebol. "Quando criança meu sonho era ser jogador de futebol, mas foi um sonho muito distante". Revela que é torcedor do Flamengo e que se apaixonou pelo clube por conta de um jogador, Zico.
Importância da atividade física
Sobre a importância da atividade física, Cordeiro ressalta a importância dela nas empresas e indústrias. " A atividade física é fundamental para a qualidade de vida, não só nas indústrias mas também para todas as pessoas. Ela vai ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários, mas também fazer com que eles tenham uma qualidade de vida melhor".
Por fim, deixa uma mensagem para aqueles que ainda não aderiram ao esporte. " É importante você buscar os valores que o esporte acaba trazendo para sua vida e que se leva para toda ela. Poder admirar o céu, admirar a natureza que o mundo tem a oferecer, viver ao ar livre. O atletismo dá essa oportunidade porque é um esporte de liberdade e você passa a valorizar a vida e as coisas que estão ao seu redor", finaliza.
Matéria: André Longarini
Foto: Ariane Silva
Entrevista: Natália Novaes e Maria Angélica.
Arine cuidado com a formatação do texto lembra??? Quebrar parágrafos. Parágrafos curtos para não cansar o leitor. Atenção ao texto.
ResponderExcluir