sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Política no Brasil – Um assunto a ser discutido

O analfabetismo político é uma das principais causas da corrupção política no país

No país do carnaval e do futebol, a política é um dos últimos assuntos a serem discutidos entre a população brasileira, que ainda generalizam os políticos do país como ladrões corruptos. Mas o que fazemos para evitar tanta sujeira na política do país?

Não temos o direito de criticar o político, sendo que pouco fazemos para mudar a sua postura. Por mais que a política no Brasil esta deixando a desejar a muito tempo, é mais fácil do que desistir pensar num modo para substituir a corja dominante das casas legislativas dos municípios, estados e país.

Discutir e analisar a postura do homem/mulher público(a) e atitudes que ele poderia adotar, não se difere muito da discussão de um time ou jogo de futebol, sendo este um assunto muito irrelevante quando comparado ao que realmente importa para o país: a política do país em que vivemos.

É preciso colocar um ponto final na política do pão e circo do Brasil, mas para isso devemos abrir mais os olhos, e analisar com olhos críticos as atitudes de nossos representantes políticos. É extremamente importante que a população brasileira se eduque politicamente, e deixe de lado o analfabetismo político, que é altamente nocivo para a evolução de qualquer sociedade.

Gabrielli Pinha, 4º ano de jornalismo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Política: Um labirinto sem saída

É de conhecimento de todos que a democracia está presente através do poder executivo. Poder este representado através do presidente da república, governadores de estado, prefeitos municipais e suas sub-repartições. Também o poder legislativo, representado pelo Congresso Nacional, deputados e senadores.

Democracia logo também é um poder, e seu “uso” talvez não esteja ainda de acordo, e discutir tal fato não seria justo, páginas e páginas seriam escritas e nada mudaria, a realidades que não mudam.

O jovem Filipe de Oliveira, de 18 anos, diz que qualquer discurso não o convence. “Votarei pela primeira vez, e presto muita atenção nos discursos políticos e no modo que se faz política, para mim é somente marketing, e nada do que se fala nunca será realmente feito”.

Não há que esconder o fato de que muitos estão e são descrentes das pessoas responsáveis em administrar o país e representar cada popular no senado. Logo cada um traz consigo a idéia de que o poder executivo e legislativo não são mais válidos.

Se forem realmente válidos ou não, isso mais uma vez traz a responsabilidade para governos decidirem, mais uma vez política, ainda política, sempre política. É um labirinto, mas este, sem saída.

Matéria: Daiana Olvieira

Partidos não respeitam determinação de cota para candidatas

Chegou a nossa vez




Os partidos eleitorais de todo o país têm por lei, a obrigação de reservar em suas candidaturas 30% das vagas para as mulheres, o que não está acontecendo.

Em um país de 190 milhões de pessoas as mulheres estão tomando espaços que antes elas não poderiam nem falar, e hoje um deles a política, ainda tenta barrar o crescimento do sexo feminino na sociedade, o papel da mulher como governanta desse país.

No maior pleito eleitoral do país, o estado de São Paulo o índice não chega a 20%. o estado brasileiro com maior percentual é Mato Grosso do Sul com 30,5% de candidatas.

A lei que impõe aos partidos essa cota existe desde 1997, mas não havia fiscalização; em 2010, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está com as mangas arregaçadas e cumprindo seu papel.

No Brasil 52% dos eleitores é do sexo feminino, o que causa ainda maior espanto, pois os partidos não investiram nas mulheres para sair na frente. O Brasil precisaria muito de uma mulher no comando para ensinar como se governa "a casa".



Maria Angélica- Jornalismo



Onde vamos parar?

O povo sem surpresa alguma




Não é segredo pra ninguém que o ficha limpa, não garante a idoneidade de cada candidato, apenas confere o histórico dos mesmos. Mas, o que acontece com o crivo das pessoas, dos líderes de cada partido, quando pensam em colocar certas pessoas nas disputas pelos cargos em todo o Brasil, sem exceção?

O que o eleitor brasileiro tem presenciado são as candidaturas de pessoas como: Mulher Pera, Tiririca, Kiko e Leandro do KLB, Ronaldo Esper e Batoré; vamos parar por aí. O que passa na cabeça de um cidadão para aceitar um candidato desses? que sequer sabe o que faz um Deputado, tanto Estadual quanto Federal, e que dizem abertamente a milhões de pessoas no país inteiro:"O que faz um deputado?

Na verdade eu não sei, mas me coloca lá que eu te conto." E ainda por cima saem dando risada e fazendo graça por exemplo: "Vote Tiririca, pior do que tá, num fica!"

Sinceramente, eu não sei onde vai parar tanta gente incompetente. Mas o que mais me assusta, não é saber que eles se candidataram, é saber que existe a possibilidade de serem eleitos; aí sim podemos nós cidadãos brasileiros, pegar nossos narizes vermelhos e sair por aí "cantando e dançando e seguindo a canção" por que a unica coisa que iremos ouvir são as músicas de picadeiro do circo que está se transformando o nosso amado país.

Para que você não seja taxado de palhaço nas reuniões de Brasilia, cheque bem o que os seus futuros representantes já fizeram pelo nosso país, e não seja conivente com essa situação, não sejamos hipócritas ao ponto de não querermos perceber pra onde nossas intenções de votos estão nos levando, e não só a nós mas as futuras gerações que infelizmente também vão sofrer com tanta palhaçada.


Ygor Andrade 4º Jornalismo

Por que o Brasil não possui uma verdadeira cultura?

Os governantes brasileiros ao fazer as suas propostas eleitorais prometem aos eleitores mais investimento na área de assistência social, acreditando que o povo tem fome apenas de comida. Esquecem que para haver uma população saudável ela precisa acima de tudo ser instruída sobre o que lhe pode causar mal. Então os políticos deveriam também se preocupar em oferecer cultura aos brasileiros.

Não a cultura que se refere às crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Mas a cultura referente ao conhecimento que pode ser adquirido através de livros, revistas, jornais, televisão, rádio, internet, teatro, cinema e entre outros meios de comunicação.

Eles não a oferecem, pois é muito mais simples enganar as pessoas que não têm instrução do que as que possuem algum tipo de informação sobre o que é certo e o que é errado. Sabendo disso os políticos com o seu dinheiro, muitas vezes, compram os grandes meios de comunicação, principalmente das regiões mais pobres, para que estes não transmitam para a população subsídios para que ela saiba os seus direitos e quais são as obrigações dos governantes.

Com atitudes como esta cada vez os brasileiros não podem ter acesso a uma cultura de verdade que possa ajuda – los a ter uma vida melhor. Com muito mais conhecimento sobre como ter uma vida mais justa e digna. Cabe a estes brasileiros pararem para analisar quem são estes políticos que lhes impedem de adquirir sabedoria e tira–los do governo. Só assim o Brasil poderá ser chamado do país em que os seus habitantes têm uma cultura sólida e verdadeira.

Crédito: Leciele Segantini

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Em Ilha Solteira inicia as campanhas e proporciona muitas vagas de emprego temporário.


Políticos investem alto em propaganda.

As Eleições começa com grande divulgação.

A eleição está tomando conta de todo o espaço na cidade de Ilha Solteira com as propagandas políticas a fim de divulgar e nortear a população para a escolha de seu voto. E o investimento dos grandes é alto.
Carros de som, “santinhos”, placas, visitas a residência e outras formas, além de contratar equipes para auxiliar nessa temporada é o que proporciona vagas para empregos em determinado período de tempo.
Apesar de tudo, esse período curto de propaganda política, ajudou as pessoas desempregadas a ganhar um dinheiro extra.
Outubro está chegando, e agora é hora de analisar e escolher pelo melhor candidato para representar a comunidade.

Credito: Ana Rita Taveira.

Foto: Internet.

Primeiro debate acontece entre candidatos a Presidência

O debate foi emitido pela rede Bandeirantes.

Candidatos a Presidência.



Na quinta-feira dia 05 foi promovido pela emissora Bandeirantes o primeiro debate com quatro candidatos a presidência da república, Marina Silva (PV), José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Plinio.
No começo foi tudo tranquilo, com perguntas sutis até o momento que passaram a indagar muito a candidata Dilma, sendo durante o debate a pessoa mais questionada.
As perguntas foram voltadas as áreas da educação, segurança, violência, agricultura entre outros. Proporcionando, como em todos os debates políticos, uma melhor análise para a escolha do voto de cada popular.

Credito: Ana Rita

Foto: Internet

terça-feira, 24 de agosto de 2010

André Puccinelli lidera disputa pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Pesquisa do IBOPE aponta que o candidato tem 52%das intenções de votoPorcentual das intenções de voto dos candidatos a governo do estado do MS

A primeira pesquisa realizada pelo Ibope no começo do mês de agosto no estado do Mato Grosso do Sul aponta que o candidato a reeleição André Puccinelli (PMDB) lidera a disputa ao governo do estado, com 52% das intenções de voto.

Em segundo lugar na preferência do eleitorado sul-mato-grossense aparece o ex-governador Zeca do PT (PT) que tem 35%, enquanto que Nei Braga, do PSOL, tem 1%. O número de eleitores que se declararam indecisos é de 9%, e o de brancos e nulos de 3%.

A pesquisa do Ibope foi realizada a pedido da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, entre os dias 28 e 31 de julho. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na Capital e em municípios das regiões Sudoeste, Leste, Centro-Norte, Norte e do Pantanal.

A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21.022/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) com o protocólo 26.041/2010.

Crédito: Leciele Segantini

foto: Divulgação

Fonte: TVMorena.com.br



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Respeitável público, o circo chegou.


Quando eu era pequeno lá em Andradina, vez ou outra chegava um circo na cidade. Era uma alegria danada, a gente esperava a semana toda para ir ao circo. E a recompensa vinha.

O circo tinha o apresentador que anunciava as atrações e dizia assim -"Respeitável público, o circo chegou." Lá tinha um montão de bichos, tinha palhaço, malabarista, equilibrista, mas o que mais encantava era o mágico.

Os anos se passaram e o circo foi chegando ao fim, aquele circo de antigamente que nos fazia sorrir, que não se importava com o quanto ele faturasse de dinheiro, pois a maior alegria do circo era fazer uma criança sorrir.

O Brasil vive este ano o pleito eleitoral e não é que o circo chegou novamente. O picadeiro está armado lá em Brasília e os artistas só esperam o seu voto para poder entrar nele.

O circo de hoje é rentável, muito rentável. Temos palhaços, malabaristas, equilibristas, cantores, atores e os mágicos querendo um lugar ao sol, ou melhor, à uisque e dinheiro fresco. O circo de hoje não se importa com a alegria do seu público e sim com a alegria deles próprios.

E você pergunta. E como fica o público? O público não fica, ele tem que ir lá e votar porque o voto é obrigatório, além de ter que aguentar o horário eleitoral recheado de figurinhas que não são as da copa do mundo.

Dia 3 de Outubro, pegue o seu nariz de palhaço e vá votar.


André Longarini
Foto: Divulgação

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Amigos x Candidatos

Três dos candidatos a presidência 2010

Entre tapas e réplicas os candidatos à presidência deixaram de lado toda a cortesia demostrada durante o primeiro debate televisivo na Band para mostraram as garras muito mais que afiadas, apontadas ao adversário.


As conversas amistosas e pra lá de formais foram trocadas por farpas e agulhadas durante o debate online transmitido ao vivo pela UOL. Deixando de lado os eventos, a turma de candidatos quer mesmo ganhar, fazendo aquilo que lhes for indicado; seja pela assessoria, seja pelo povo, que nesta altura já está desencantado com tantas brigas.

Talvez eles tenham se esquecido de que as eleições 2010 é para governar um país que busca crescimento contínuo cujo mandanto vale para quatro anos, é que ficou mais fácil dizer aquilo que já foi feito por presidentes anteriores, seja do partido das estrelas, seja pelo partido dos tucanos.


Dizer o que já está valendo e o que já foi feito se tornou uma coisa comum, será porque eles não sabem ao certo o que vão, pretendem ou pensam em fazer se forem eleitos? Seria melhor então se portar como o candidato a Deputado Federal, o humorista que procura diversão em outro “Palco”.


No meio dessa batalha a candidata verde já não sabe onde está de fato, ataques ao concorente tucano surpreendeu os eleitores, não seria surpresa se fosse por parte do candidato do Psol que ataca sem nem saber pra que, é notório que a promoção de si mesmo está elevando o ego de muita gente, mas deixando de lado as reais necessidades de um país que vive às custas de bolsas e auxilios sendo sustendos pelo governo.

Natália Novais
Foto: Divulgação

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TSE Barra Candidato Andradinense

Pedrinho Bentivoglio




O candidato a Deputado Pedrinho Bentivoglio deixou o cargo na Secretária de Esportes para concorrer ao cargo pelo PCdoB nas eleições de 2010. Algumas pessoas ficaram estarrecidas por conta dessa noticia, isso desde abril deste mesmo ano. Por que Pedrinho se filiou ao PCdoB?


Com certeza não foi para se eleger; o Partido Comunista do Brasil, tem a incômoda fama de ser um partido de candidatos "escadinha", onde o único beneficiado é Aldo Rebelo, entra ano e sai ano, Aldo é sempre eleito, por causa dos votos dos outros candidatos de menor, mas de menor expressão mesmo.


Há poucos dias, mais precisamente no dia 17 de agosto, o próprio Pedrinho Bentivoglio teve sua candidatura vetada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas por que? Vale avisar aos eleitores andradinenses que a campanha de Pedrinho já estava sendo veiculada em várias cidades da região.


Agora resta esperar a decisão final do TSE e ver se Pedrinho Bentivoglio terá sua oporunidade na corrida pela eleição.





Maria Angelica

Política Regional e as Igrejas

Política de pulpito!




A cada quatro anos vemos a disputa pela presidência de nosso país, e de todas as partes a corrida pelo governo se transforma e engloba alguns lugares que antes a raridade era uma palavra comum, como por exemplo, política e religião.


Encontrar pastores, padres e líderes do espiritismo entre tantos outros segmentos e classificações. Oque pensa não é o envolvimento desses líderes, e sim a influência que eles causam sobre seus fieis seguidores, o que pode fazer com que os votos sejam manipulados.


Há alguns dias uma igreja na cidade de Castilho recebeu certa candidata a Deputada Federal, que falou sobre alguns projetos envolvendo a igreja e o governo, traçou um paralelo em que destacava a eficácia da igreja enquanto os órgãos responsáveis não conseguem sequer diminuir alguns casos.


Falou sobre alguns projetos de recuperação para dependentes químicos e a parceria que essas instituições fazem com o governoe que tem dado cada vez mais certo, transformando a sociedade em que vivemos, e trazendo mais oportunidades a essas pessoas que se reabilitaram após um periodo de recuperação convivendo e tracando experiências com outras pessoas.


O velho dilema segue; a Igreja e a Política devem se envolver? Devem caminhar juntas? Uma parceria entre elas pode ajudar no desenvolvimento da sociedade?
Ygor Andrade 4o Jornalismo

Nova pesquisa revela possível vitória de André Puccinelli já no primeiro turno

Os questionários foram aplicados no período de 11 a 17 de agosto, e foram ouvidos 1,5 mil



Sob o protocolo 29.803/2010, registrado do Tribunal Regional Eleitoral, uma pesquisa recentemente divulgada, confirma a liderança do candidato a assumir o governo de Mato Grosso do Sul por mais quatro anos, André Puccinelli (PMDB).

A pesquisa IPEMS do site Campo Grande News aponta vitória, sendo reeleito já no primeiro turno com 52,27% dos votos, se a votação ocorresse por estes últimos dias.

O rival na disputa, o ex-governador Zeca do PT, teria 34,60% dos votos. O candidato do PSOL, Nei Braga, aparece com 1% das intenções de voto. Os eleitores indecisos somam 8,67% do público consultado, enquanto 3,47% da população consultada responderam que não votariam em nenhum dos candidatos colocados. Considerando-se apenas os votos válidos, a vantagem de André Puccinelli seria maior, o qual teria quase 60 dos votos válidos.

Os questionários foram aplicados no período de 11 a 17 de agosto, e foram ouvidos 1,5 mil eleitores acima dos 16 anos. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos.

Obras

Recentemente o governo estadual beneficiou a cidade de Ponta Porã com investimentos para um avanço significativo no serviço de esgotamento sanitário. Nos próximos dois anos o índice de cobertura da população de Ponta Porã, terá um aumento de 5% para 65% através de um empréstimo de quase onze milhões de reais conseguido junto ao Fundo para Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) com 15% de contrapartida, do governo do Estado, por intermédio da Sanesul.

Crédito: Daiana Oliveira/Crédito foto - Divulgação

Com informações do Blog Oficial do governador André Puccinelli

Lú Alckmin vai a Castilho fazer campanha do marido

Nesta sexta-feira (20) a cidade de Castilho/SP recebe a esposa do candidato a governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin - Lú Alckmin para falar sobre a candidatura do marido.

Este encontro reunirá mais de 100 municípios representados por suas primeiras damas. Em Castilho Maria Tereza conta que chegou a conclusão que a candidatura de Geraldo Alckmin é tão importante para o Estado que ela, pessoalmente, resolveu dar um passo na campanha do candidato e lançou uma ofensiva de trabalho na região e para tanto convidou dona Lú para caminhar com ela.

Entre prós e contras a cidade está fazendo a campanha de Alckmin mesmo sem poder. Passando por cima da lei, a reunião está marcada para começar às 11h.

Crédito: Ariane Silva

PREFEITOS DA REGIÃO DO BOLSÃO ASSINAM CARTA INTENÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE NOVO TERRITÓRIO

O projeto segue a metodologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fins de organização, planejamento e implantação de um modelo de desenvolvimento


No dia 27 de julho, estiveram reunidos na cidade de Paranaíba, os prefeitos municipais das cidades de Selvíria, Três Lagoas, Aparecidade do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Inocência.


O motivo da reunião foi para manifestar, através da assinatura de documento, a intenção da constituição de um novo território na região nordeste do estado de Mato Grosso do Sul, denominada “Bolsão”.


O projeto segue a metodologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fins de organização, planejamento e implantação de um modelo de desenvolvimento, com foco na sustentabilidade voltado a valorização das potencialidades e características sócio ambientais ofertadas pelo espaço geográfico do estado de Mato Grosso do Sul.


Os prefeitos assinaram Carta de Intenção, solicitando à Delegacia do Desenvolvimento Agrário do Estado de Mato Grosso do Sul (DFDA – MS), os encaminhamentos, apoio e orientações que se façam necessárias para efetivação deste novo território.


Matéria: Gabrielli Pinha / Foto: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura Municipal de Selvíria - MS

Segure-se quem puder


Geraldo e Mercadante


Lançada a corrida para as eleições 2010 o alvoroço de candidatos na busca pelo tão sonhado “emprego” público num cargo elitoral já provoca discuções entre eleitores e candidatos.
O governo de São Paulo traz no cardápio vários candidatos para o cargo nestas eleições, com variedades e sem opções quaisquer.

A verdade é que limitaram-se ao cargo os nove nomes deste ano, alguns que ainda esperam por julgamento no Tribinal Superior Eleitoral, outros que sabem que tentar é talvez não conseguir e outros que preenchem as vagas para dizer que opções tiveram os eleitores, porém não se importaram com elas e a mesmice permanece.


As mudanças que o povo procura nem mesmo sabem quais são, e as eleições ficam estacionadas na evolução e revolução do país, ou mesmo de um pedaço de terra pequeno e tão grande como a cidade de São Paulo e cidades do interior do estado.


Em debate proporcionado pelo canal Grupo Bandeirantes na última quinta-feira dia (12) de agosto os ataques entre dois dos principais candidatos superaram o clima um tanto amistoso que os compenaheiros de partido tiveram no debate dos candidatos à Presidência da República.


A grande verdade nesses debates ficam para o eleitor descobrir, é possivel que alguns mesmo que atentos e criticos deixem passar a oportuidade de uma provável mudança e até que ponto a mudança pode favorecer ou atrapalhar o melhor do desenvolvimento politico e do estado que deve ficar atrás.

Natália Novais
Foto: Divulgação

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Candidatura de andradinense é impugnada pelo TSE


Tribunal Superior Eleitoral frustra campanha do único candidato a deputado por Andradina

A decisão do TSE foi divulgada nesta terça-feira (17). Trata-se do terceiro candidato pretenso às eleições a deputado estadual pela cidade de Andradina, que teve sua candidatura impugnada. Antes mesmo, os ex-vereadores Hermenegildo Gildão Oliveira e Manoel de Matos haviam tido seus pedidos indeferido. Com essa decisão, a cidade de Andradina ficará sem nenhum representante para concorrer uma das vagas na Assembléia Legislativa no pleito do próximo dia 3 de outubro.
Ainda não se sabe quais foram os motivos da decisão do TSE na impugnação de Pedrinho que já havia lançado sua candidatura mesmo sem obter o aval do órgão e já estava com a campanha a todo vapor na região.
Se por um lado a impugnação frustra a intenção do único candidato nato de Andradina, por outro lado abre leque para outros nomes garimparem os votos dos eleitores, com ênfase aos parlamentares que já estão no poder é recebem apoio de vereadores e lideranças partidárias.
Já em Castilho no próximo dia 20 de agosto, lideranças políticas da região estarão se reunindo na sede do Castilho Tênis Clube – CTC para ouvir Lú Alckmin falar sobre a candidatura de Geraldo Alckmin ao governo do estado de São Paulo. Para o encontro são esperados vários representantes políticos tanto da alta paulista quanto alta noroeste.

Matéria: Elma Santos
Fonte: Jornal Impacto/Foto: Divulgação

Presidenciáveis apresentam propostas em debate na Band

Falta de conhecimento e de discurso convencente em debate afirma despreparo de candidatos às eleições
Os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), estiveram frente a frente se enfrentando pela primeira vez em debate promovido pela TV Bandeirantes na noite da última quinta-feira (05).
O debate que contou com cinco blocos e durou cerca de duas horas foi o suficiente para que os presidenciáveis fizessem e respondessem as perguntas de seus adversários e dos jornalistas, bem como defendessem então suas propostas de trabalho, porém o que se constatou foi os vários deslizes e a falta de conhecimento dos assuntos abordados em se tratando dos seus discursos.
Várias foram as garfes cometidas pelos candidatos, uma desta quando ao responder a pergunta direcionada a candidata Dilma Rousseff dirigida pelo adversário José Serra sobre a questão das propostas na área da saúde, a mesma que se apresentava bastante apreensiva disse que o serviço de SAMU é transporte de atendimento da criança, quando que na realidade o SAMU é um atendimento móvel de urgência que ajuda a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em caso de emergência.
Mas uma outra foi as duas bobagens cometidas pelo candidato José Serra quando ao enumerar os problemas de portos e aeroportos disse não saber como resolver isso. Já em relação a reforma agrária, o candidato qualificou propriedades de 80 hectares como “chácara de fim-de-semana”, sendo que se trata de mais de 800 mil metros quadrados, algo em torno de 80 quarteirões, praticamente um bairro.
Já os outros dois candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Marina Silva (PV), se sobre saíram. O candidato do PSOL dirigiu-se diretamente ao telespectador com intimidade, falando com segurança e partiu para o confronto, enquanto que a candidata do PV perdeu uma oportunidade de ser notada se mostrando somente quando o debate estava chegando ao fim, quando começou a falar do que mais tem conhecimento: Meio Ambiente.

Matéria: Elma Santos
Foto: Divulgação

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Crítica pela Crítica?

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou na manhã da ultima quinta-feira (12), o tempo que cada candidato terá para mostrarem suas propostas durante a propaganda eleitoral gratuita, no Rádio e na TV, o espaço de 25 minutos foi dividido entre nove candidatos à Presidência, os três principais candidatos terão, Dilma Rousseff (PT) com 10 minutos 39 segundos, José Serra (PSDB) sete minutos 19 segundos e Marina Silva (PV) um minuto e 23 segundos.

A partir daí podemos perceber quem poderá ter mais vantagens para expor sua planilha de propostas para o eleitorado. Agora o que resta ao povo brasileiro é prestar bastante atenção na hora de "perder" 25 minutos em frente ao seu televisor ouvindo e vendo tudo que os Presidenciáveis têm a dizer a você.

Pensar no "ficha limpa", pode ser uma boa saída para analisar cada um dos candidatos, sendo ele Senador, Governador, Deputado ou Presidente, mas não podemos esquecer que a medida do "ficha limpa" só vale a partir do momento em que foi aprovada, e não apaga o passado de cada um deles...???

No Brasil, dificil mesmo é encontrar um candidato que nunca tenha tido nenhum tipo de problema com a justiça, que jamais em toda a sua "carreira"tenha sido seuqer citado em algum escândalo; o que podemos ver e analisar é a nossa própria consciência, a única coisa que realmente teremos certeza de estar ou não limpa o suficiente e que tenha condições de guiar o nosso país por mais quatro anos.

Rumo ao desenvolvimento, ou rumo ao fundo do poço. Em Outubro conheceremos aquele ou aquela que poderá traçar uma nova história para o nosso país. Mas o que não podemos fazer é ter a crítica pela crítica, falar sem saber ou simplesmente ignorar o que está acontecendo, mostrar a verdade ou radicalizar com todos os candidatos ignorando que muitos deles- acredite se quiser- ainda podem fazer bem para o Brasil.

Boa Sorte Brasil.





Ygor Andrade-4o Jornalismo

1º debate com candidatos a presidência da república aponta “grandes” mudanças

Na última quinta-feira (6) a rede Bandeirantes, promoveu o 1º debate político entre os quatro presidenciáveis, que despontam nas pesquisas para as eleições de 2010 a ser realizada no dia 10 de outubro. Na ocasião os candidatos fizeram suas considerações sobre o debate e avaliaram o empenho desenvolvido durante o mesmo.

A candidata Dilma Rousseff (PT) considerou o debate de alto nível, dizendo que a discussão foi democrática e que abordou temas importantes para o país. Consideração esta, importantíssima, uma vez que os candidatos devem demonstrar o exercício da democracia, e os conteúdos em um debate político devem ser relevantes de um país, ou mudaram os temas para os debates?

Por sua vez o candidato José Serra (PSDB), enfatizou que prefere ser avaliado pelo público. Todos estão mesmo cansados de marketing pessoal político, porém a eleição é justamente para isso, o público avalia o candidato.

A candidata pelo PV, Marina Silva, associou o primeiro encontro como o ensaio para os próximos debates, dizendo: “A democracia foi conquistada para isso”. A famosa fala, “feijão com arroz” da política.

E por último, o candidato Plínio de Arruda Sampaio, (PSOL), aproveitou a ocasião para falar do seu partido, revelando-se informado sobre as pesquisas.

Crédito: Daiana Oliveira

E a corrida eleitoral começou...

No dia 15 de julho começou a corrida eleitoral para os cargos de deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república. Com ela vem a “enxurrada” de promessas de que se os candidatos forem eleitos a vida dos brasileiros e a situação econômica do país vai mudar radicalmente.

Mas pelo que se tem notado através dos mandatos anteriores e pelas propostas que tem sido feita pelos candidatos a vida, principalmente, das pessoas das classes baixas não vai ser alterada.

Elas vão apenas continuar a receber o “auxílio de cabresto” para que pensem que a política nacional é boa, já que os governantes não deixam os brasileiros passar fome. Isso devido os benefícios que eles criaram.

Espero que nestas eleições os eleitores que vão votar no dia 03 de outubro analise verdadeiramente as propostas que estão sendo feitas pelos candidatos, para que assim quem sabe o país não consiga alcançar o desenvolvimento que é prometido em todas as campanhas eleitorais.

Crédito: Leciele Segantini

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rede Bandeirantes exibe primeiro debate presidenciável na TV

Os candidatos falaram sobre suas experiencias e pretenções, assim como também fizeram críticas aos demais candidatos


Na última quinta-feira (5), a Rede Bandeirantes exibiu na TV, o primeiro debate dos candidatos a presidência 2010. No primeiro bloco, os candidatos reponderam a uma questão, enviada pelos próprios leitores do portal eband, referente a saúde, educação e segurança.


Em seguida, no segundo bloco do programa, os candidatos fizeram perguntas entre sí. Na ocasião José Serra questionou Dilma a respeito das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Dilma e Marina falaram sobre educação. Plínio de Arruda perguntou ao Tucano, José Serra sobre temas como distribuição de terras.


Já o terceiro bloco do debate foi marcado por embates, entre os candidatos Dilme e Serra. Foram abordados temas como os mutirões de saúde e o programa de ampliação de rede elétrica “Luz Para Todos”.


No quarto bloco, foi a vez dos jornalistas Joelmir Betting e José de Andrade questionarem os candidatos. José Serra alfinetou o governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, já Plínio criticou o que ele denominou de “bom mocismo” da candidata Marina Silva. O último bloco do programa foi dedicado às considerações finais dos candidatos, onde puderam falar sobre suas experiências, planos, assim como também fazerem críticas.

Matéria: Gabrielli Pinha / Foto: http://www.oglobo.globo.com/

Quem falar mais ganha?

Que comece a luta de classes, de ensinos e de poderes. Na última quinta-feira (05) o debate realizado pela Band mostrou que todos os candidatos usarão as armas que podem e as que não podem para chegar pelo menos no segundo turno.
Em pesquisas populares sobre o debate na internet aponta que o candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 42% de aceitação, o tucano José Serra (PSDB) teve 35%, a menina de ouro do PT Dilma Rousseff teve19% e a mulher ecológica Marina Silva (PV) teve 4%.
A briga maior ainda continua entre a Dilma e o Serra, no debate os dois ficaram no plano de comparações entre os governos Lula e FHC. Para Serra, o governo Lula avançou muito pouco ao falar do passado. Dilma rebateu afirmando que não achava prudente esquecer o passado. Quem se saiu melhor entre a “picuinha”? Veremos nos próximos dias.
Os brasileiros precisam colocar a mão na consciência e analisar não só o debate, mas os feitos políticos de cada partido. O que Marina Silva e Plínio Arruda fizeram ou podem fazer pelo país? O que os rivais PT e PSDB fizeram pelo país em oito anos de administração?
No horário político a Dilma terá 10 minutos para explanar suas ideias, Serra terá sete minutos, Marina Silva um minuto e 23 segundos e o Plínio apenas um minuto e um segundo. Oportunidade para os brasileiros pensarem e analisarem os fatos terá de sobra, só resta saber se a usarão com sabedoria.

Matéria: Ariane Silva

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Candidatos a Presidência participam de debate

A candidata Marina Silva (PV) se destacou durante o debate da Rede Bandeirantes A candidata Marina Silva destaque do debate

Na noite da última quinta – feira (05) a Rede Bandeirantes realizou o primeiro debate da TV aberta entre os candidatos à presidência da república das eleições de 2010. Participaram do debate os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSOL).

Durante todo o debate os candidatos discutiram maciçamente sobre os assuntos que envolvem a saúde, a infraestrutura, a segurança pública e a educação do país.

A candidata Marina foi a que mais conseguiu se destacar durante o debate já que apresentou suas propostas de forma clara e contundente. Dilma foi considerada à segunda colocada, ao mostrar que manterá o projeto político do atual governo.

Serra surpreendeu os eleitores ao não conseguir apresentar nenhuma proposta para o seu governo. Já Sampaio apresentou-se apenas como uma carta fora do baralho e da disputa a presidência.

Este foi apenas o primeiro debate, outros virão para que os brasileiros decidam quem será o novo presidente do país.

Crédito: Leciele Segantini

Foto: Divulgação

sábado, 7 de agosto de 2010

Eleições 2010 em "Debate"

O Grande Debate dos candidatos a Presidência do “Brasil”.

Presidenciáveis em noite de Debate nos estúdios da Band


A TV Bandeirantes deu o pontapé inicial nas campanhas políticas presidenciais para o ano de 2010 em um “Debate Ensaiado” na noite desta quinta-feira dia 05 de agosto, quase três meses antes das eleições, não que as campanhas tenham começado agora, porém a partir deste debate é que a população pode conhecer os candidatos; na verdade ouvir o que eles tanto ensaiaram para falar diante das câmeras num embate feroz contra seus “queridos adversários”.

Discussões sobre como manter um governo em linhas retas, sem desvios e ondulações, na tentativa de fazer e falar certo no momento oportuno e na hora que melhor convir não só ao eleitor como também para o concorrente fizeram do debate uma promessa ensaiada onde amistosos os candidatos tentavam apunhalar seu adversário pela frente sendo gentil e camarada.

O eleitor espectador teve a oportunidade de observar nas entrelinhas os deslizes cometidos pelos candidatos, são, no entanto seres humanos, falhos como todos os outros, porém vitrines de um pais inteiro, discutiram as reais necessidades da população e chegaram a um acordo que a população está optando por ser exigentes no quesito, trabalho. Oito anos de governo do então Presidente Luis Inácio “Lula” da Silva pode ter deixado o povo um tanto mal acostumado com tantas promessas e benefícios.

É certo dizer que em partes foram impulsos necessários que alavancaram a economia, mas a árdua e pesada tarefa ficou nas mãos dos eleitores de agora, fazer acontecer diferente ou seguir uma linha onde tudo pode melhorar assim como está, ou então participar daquilo que pode ser novo e tão velho como sempre foi.


Natália Novais
Foto: Divulgação

sexta-feira, 6 de agosto de 2010