quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasil estreia frente à seleção da Coreia do Norte no mundial

Em junho deste ano, pela primeira vez na história, o mundial será realizado no continente africano. A África do Sul será a sede do evento. Em 2014, será a vez do Brasil

Meados de junho o mundo estará voltado em um só objetivo, torcer pelo seu país em mais uma disputa na Copa do Mundo de Futebol. O evento promovido pela FIFA (Federation International Football Association) acontece de quatro em quatro anos em país escolhido por uma comissão.
Este ano de 2010 as disputas do mundial serão realizadas na África do Sul, quando o Brasil fará sua estreia no dia 15 de junho a partir das 15h30 frente à seleção da Coreia do Norte, na cidade de Johannesburgo.
A próxima disputa brasileira será frente à seleção da Costa do Marfim. O jogo que marcará a segunda apresentação do Brasil na Copa do Mundo acontecerá no dia 20 de junho, também na de cidade de Johannaesburgo por volta das 15h30.
Já no dia 25 de junho, o Brasil entrará em campo numa disputa frente a seleção de Portugal. Trata-se da última participação da seleção brasileira na primeira fase da Copa e, acontecerá a partir das 11h na cidade de Durban.
O primeiro mundial aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesta primeira edição, não havia etapa eliminatória e 13 países foram convidados para o torneio. Sete da América do Sul (Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), quatro da Europa (Bélgica, França, Jugoslávia e Roménia) e duas da América do Norte (México e EUA). Muitas seleções européias desistiram da competição devido à longa e cansativa viagem pelo Oceano Atlântico. Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. A seleção canarinho chegou à final contra o Uruguai em jogo realizado no recém construído estádio do Maracanã. Um empate daria o título ao Brasil, mas a equipe uruguaia venceu por 2 a 1 e tornou-se campeã. O "país do futebol" só sentiu o gosto de erguer a taça Jules Rimet pela primeira vez em 1958, após vencer a Copa da Suécia. Foi neste ano que ganhou destaque aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Em 1970, no México, o Brasil consagrou-se pela terceira vez campeão do mundo, ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. O troféu, no entanto, foi roubado da sede da CBF em dezembro de 1983 e nunca foi encontrada. Acredita-se que tenha sido derretido.
Após o título, o Brasil ficou em um jejum de 24 anos sem título. A volta por cima ocorreu em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Nossa seleção venceu a Itália em emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França. Em 2002, na Copa do Japão/Coréia do Sul, a seleção consagrou-se pentacampeã ao derrotar a Alemanha por 2 a 0.

Matéria - Elma Santos/Foto - Divulgação

Um comentário:

  1. Olá Elma, precisa arrumar a formatação do texto e diminuir o tamanaho da matéria está muito grande no máximo de 4 parágrafos de 5 linhas lembra.

    ResponderExcluir