Com a copa do mundo se aproximando, cresce a expectativa de todas as torcidas que tem seu país representado no mundial da África do Sul, não só eles como praticamente o mundo deixa de lado tudo o que acontece para assistir esse grandioso evento esportivo.
Mas realmente o que significa uma copa do mundo para o mundo? Luxúria, ostentação de poder, manipulação, exploração. Todos esses requisitos estão atrelados à realização de um mundial de futebol, principalmente quando se trata de países pobres como é o caso do continente africano que recebe pela primeira vez na história um evento desses.
A copa do mundo para a maioria das pessoas significa torcer, extravasar a alegria em ver a magia proporcionada pelos atletas dentro de campo, simboliza o encontro de várias nações com o objetivo não se de retratar a união dos povos, mas também da competição esportiva.
Mal sabem eles que para que isso aconteça, trabalhadores são explorados, interesses políticos são colocados à frente dos interesses coletivos, se tratando do país que sediará a copa, tendo por obrigação seguir a cartilha de normas da FIFA (Federação Internacional de Futebol), trazendo junto a lista das empresas que devem ser contratadas para grandiosas obras.
E o que fica depois de uma copa do mundo? Os exemplos estão espalhados pelos países que já foram palco desse evento. Os chamados “Elefantes Brancos”, estádios abandonados e a certeza que o velho dito popular tem razão: alegria de pobre dura pouco.
André Longarini
Nenhum comentário:
Postar um comentário